Loading
Movimento Bandeirante comemora Centenário com Acampamento Nacional

Movimento Bandeirante comemora Centenário com Acampamento Nacional

Publicado em: 12/08/2019

De 10 a 13 de agosto de 2019, mais de 300 pessoas, incluindo jovens e adultos de diversas regiões do país, se reuniram para celebrar os 100 anos de fundação do Movimento Bandeirante no Brasil, durante o Acampamento Nacional do Centenário, que aconteceu no Forte Barão do Rio Branco, em Jurujuba, Niterói/RJ.

Durante o Acampamento do Centenário, crianças, adolescentes e jovens Bandeirantes de todo Brasil vivenciarem uma série de atividades educativas e desafiadoras com base na trajetória do Movimento Bandeirante e em seus atuais projetos e programas. 

Entre as atividades do Acampamento Nacional do Centenário foi realizada a “Vila Bandeirante”, uma atividade externa, no Forte Duque de Caxias, no Leme, na qual os jovens passaram por diversas bases com atividades educativas sobre saúde, meio ambiente, técnicas de acampamento, primeiros socorros, comunicação, entre outros temas trabalhados pelo Movimento Bandeirante ao longo de seus 100 anos. Um dos momentos mais tradicionais do Acampamento foi a noite de segunda (12), quando aconteceu o Fogo de Conselho, um momento em que todos se reuniram ao redor da fogueira para contar histórias, fazer dramatizações e cantar músicas, tudo em um clima de confraternização típico de Acampamentos Bandeirantes. O evento encerrou na terça (13), quando os jovens desembarcaram na Gloria, no Monumento aos Pracinhas, para a Cerimônia Solene de Abertura da Cápsula do Tempo.

Neste link, é possível conferir mais fotos do acampamento.