Loading
Movimento Bandeirante completa 100 Anos potencializando a formação de crianças e jovens

Movimento Bandeirante completa 100 Anos potencializando a formação de crianças e jovens

Publicado em: 26/07/2019

O próximo dia 13 de agosto marcará os 100 anos do Movimento Bandeirante no Brasil e de trabalho ininterrupto na formação de valores e a vivência cidadã ativa de crianças, adolescentes e jovens brasileiros dos 5 aos 18 anos.

A história do Movimento Bandeirante começa em 1909, na Inglaterra, graças à ousadia de um grupo de meninas que se apresentaram para Robert Baden-Powell (B-P) durante uma Reunião Escoteira no Palácio de Cristal. Elas reivindicaram não só a mesma oportunidade oferecida aos meninos com o Escotismo, mas também a prontidão de seu fundador em pensar um movimento novo com base nos mesmos princípios e de acordo com as necessidades, possibilidades e interesses das meninas e moças naquele momento.

Com a chegada de um Movimento pioneiro no Brasil em 1919, o país testemunhou a inovação e a força do Bandeirantismo na causa do empoderamento feminino. Este Movimento que, inicialmente, se destinava à formação de meninas e moças com uma proposta de educação pioneira renova sua missão de oferecer seu método de educação único, proporcionando aos jovens aprendizado através da experimentação. Sua proposta de coeducação chega, cada vez mais, a crianças, adolescentes e jovens, de forma a promover a aquisição de valores, a transmissão de conhecimentos e a cooperação com o desenvolvimento de habilidades para formação de cidadãos capazes de desempenhar um papel ativo em suas comunidades.

O ano de 2019 marca exatamente um século desde que um grupo de moças uniformizadas se reuniu no dia 13 de agosto de 1919, na cidade do Rio de Janeiro, e realizaram a primeira Promessa Bandeirante no país. Os cem anos de Movimento Bandeirante no Brasil foram movidos por uma grande missão: “Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolver seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”. 

Com uma proposta educativa dirigida a crianças, adolescentes e jovens, sem distinção de credo, etnia e gênero, o Movimento Bandeirante conta com adultos voluntários na coordenação e orientação de suas atividades. Desde sua fundação, o Movimento Bandeirante sempre esteve presente e atualizado nas questões do mundo trabalhando pela paz, pelos direitos humanos, pela preservação do meio ambiente, pela formação da cidadania e pela participação ativa da mulher na sociedade.

A força do Movimento Bandeirante está nos programas inovadores de educação não formal. Um de seus diferenciais são as campanhas, programas e projetos nacionais e internacionais ligados aos temas: Meio Ambiente, Consumo Consciente, Igualdade de Gênero, Violência Contra Crianças e Mulheres, Autoestima, Confiança Corporal, Empoderamento Financeiro, Segurança na Internet, Alimentação e Nutrição, Prevenção às IST/HIV/Aids, entre outros.

O Movimento Bandeirante oferece atividades educativas de forma divertida, lúdica, atraente e variada. Propõe ainda que respeitem o próximo, acreditem na força do diálogo e utilizem a verdade e justiça como pilares de suas escolhas. Através de uma metodologia própria para atender às necessidades e interesses de cada faixa etária, a ação do Movimento Bandeirante é organizada em um Programa Educativo que, em conjunto com a família e com a escola, oferece às crianças, adolescentes e jovens um espaço seguro e complementar de educação para a formação do caráter e desenvolvimento físico, social, intelectual, afetivo e espiritual.

Durante os 100 anos de atuação ininterrupta no país, mais de um milhão e meio de pessoas comprometidas com o próximo, com o meio ambiente e com a prática da cidadania ativa já participaram do Movimento Bandeirante contribuindo para construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O resultado de seu trabalho é o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de seus projetos e programas que comprovam sua forte atuação social no desenvolvimento de liderança, da capacidade de advocacy e na ação comunitária, empoderando crianças e jovens para o desenvolvimento de habilidades e de confiança necessárias para fazer mudanças positivas em suas vidas, comunidades e no país.

Os interessados em participar ou apoiar o Movimento Bandeirante devem procurar a sede mais próxima ou entrar em contato com o Escritório Nacional no telefone (21) 2240-9220 ou pelo e-mail fbb@bandeirantes.org.br. Para saber mais, acesse: www.bandeirantes.org.br.

A INSTITUIÇÃO 

O Movimento Bandeirante é representado pela Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB), associação civil, beneficente, filantrópica, de educação não formal, cultural, de fins não econômicos, não político-partidária e reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 34.463, de 04/11/1953. A instituição está presente no Distrito Federal e nos estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A entidade é, no país, a única representante da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), que é reconhecida pela ONU e por outros organismos internacionais como uma das maiores organizações internacionais dedicada a crianças e jovens em todo o mundo, com 10 milhões de associados em 150 países.